sábado, 16 de abril de 2011

LUTO...MORREU JANIO JOAQUIM...NOTICIA TRISTE...



E com grande tristeza que recebi a noticia da morte de Janio Joaquim, meu ex diretor e treinador ( 1988 ) no futebol profissional da Associacao Atletica Caldense.
Que Janio descanse em PAZ.
Grande profissional e Gerente de Futebol da A. A. Caldense, Ex zagueiro do time profissional de futebol, ele era conhecido em todo Brasil.
Ja trabalhou em varias equipes do futebol brasileiro, sendo campeao mineiro pela Caldense e feito grandes equipes no Ituano E. C. do interior do Estado de Sao Paulo.
A nota geral do falecimento esta na reportagem do meu amigo Paulo Vitor Campos, do Jornal da Mantiqueira de Pocos de Caldas, cidade onde Janio Joaquim foi enterrado no Cemiterio da Saudade na tarde deste sabado 17 de abril.
Meus pesames para a Familia, principalmente ao seu filho Alex Joaquim, que hoje substitui o Pai na Gerencia de Futebol do Clube e sua esposa Luzia Martins Costa.
Mais um amigo e apaixonado pelo futebol, que nos deixa saudade.







Reportagem sobre a morte Janio Joaquim.
Fonte: Jornal da Mantiqueira
Reporter Esportivo: Paulo Vitor Campos



pvcampos@gmail.com
esportepocos.blogspot.com

Poços de Caldas, MG, 16/04/11 - Jânio Joaquim, ex-jogador e ex-diretor de futebol da Associação Atlética Caldense, faleceu na noite de ontem. Ele estava em São Paulo, onde passou por uma bateria de exames. Seu quadro de saúde se complicou e ele teve morte decretada por volta das 19h40.

Até o fechamento desta edição, não haviam sido confirmados o local do velório e a data do enterro. Santista de coração, ele se orgulhava de ter tido a chance de jogar contra seu ídolo Pelé.

Jânio deixou a Caldense pela última vez em julho de 2010. Ele precisava com urgência de um transplante de fígado. Na época, disse ao Mantiqueira que estava atendendo a um ultimato dos médicos: era parar ou arcar com sérias consequências. A luta de Jânio, no entanto, durou menos de um ano, quando acabou perdendo a batalha. "Com sua morte, a Caldense perde um grande apaixonado. Ele dedicou sua vida ao clube e fez de tudo para manter o time em destaque no futebol. "Eu perco um grande amigo e parceiro, que deixará muitas saudades", disse Laércio Martins, ex-presidente da Caldense.

Caldense
Foi na Caldense, em 1973, que Jânio se tornou jogador de futebol profissional. Como atleta,ele atuou 312 vezes pela Veterana e marcou cerca de 20 gols. Sempre atuou como zagueiro central. Seu primeiro contrato com o time de Poços de Caldas foi assinado na gestão de Sebastião Navarro, sendo indicado para o clube de Poços por Geraldo Martins Costa, pai de sua esposa Luiza Martins. Jânio ficou 10 anos na Caldense e conquistou títulos, como o da Taça Santos Dumont, foi duas vezes campeão do interior, sob o comando de Carlos Alberto Silva, e conquistou um terceiro lugar em quadrangular disputado com equipes do porte de Cruzeiro, América e Atlético.

Parceiros
Jânio jogou numa época de ouro da Caldense. Atuou ao lado de Paulo Roberto, Casagrande, entre outros nomes que marcaram época com a camisa da Veterana. Teve a oportunidade de atuar em partidas históricas, como o primeiro jogo internacional da Caldense contra o Deportivo Bata da Bolívia. Participou do jogo inaugural do estádio Dr. Ronaldo Junqueira contra o Corinthians e ainda fez parte do elenco que disputou os dois campeonatos brasileiros que o time de Poços participou. Ele sempre dizia que o jogo que mais o marcou foi com o Internacional de Porto Alegre em Poços de Caldas. O time do sul foi campeão invicto naquela competição e empatou com a Caldense em 0x0. O Internacional tinha nomes como Falcão, Batista, Escurinho, Mauro Galvão, entre outros.

Outro jogo memorável em que Jânio atuou com as cores da Caldense foi contra o Flamengo do Rio na inauguração do estádio do América de Alfenas. A Caldense venceu por 1x0.



Fora dos campos

Quando abandonou os gramados, Jânio não se afastou do futebol. Construiu uma carreira como dirigente de futebol em vários clubes do interior mineiro e paulista. Em 1994, assumiu a Caldense pela primeira vez, aceitando convite do então presidente e amigo Laércio Martins. A passagem foi curta, durou apenas um ano. Em 2002, a volta definitiva. Jânio fez parte do grupo da Caldense que conquistou o Campeonato Mineiro daquele ano, até hoje o principal da Veterana. No mesmo ano, foi vice-campeão do Supercampeonato Mineiro, vice da fase classificatória da Copa Sul Minas. Em 2004 foi campeão do interior de Minas Gerais.

Torcedor
Depois do afastamento, Jânio adotou a postura de torcedor, mas se afastou completamente do dia-a-dia do clube. Mesmo assim, ele ainda tentava ajudar com sua experiência a buscar alternativas para os momentos mais difíceis. Amigo pessoal de empresários, foi determinante na indicação de alguns nomes do elenco atual. Seu filho, Alex Joaquim, hoje é um dos homens fortes da diretoria do clube.

Nenhum comentário: