terça-feira, 19 de outubro de 2010

Grand Prix de Futsal do Brasil 2010. Comentarios da primeira fase e Tabela da Segunda Fase da Competicao.

Na chave A, a competicao ficou definida com Brasil em primeiro e os Tchecos em segundo lugar, uma pena pois a Libia que para mim detem o melhor desenvolvimento do futsal mundial nos ultimos anos, poderia ter se classificado se nao tivesse empatado com a Costa Rica.
A Libia demostrou sua forca no jogo contra o Brasil, perdendo pelo resultado apertado de 2x1.
A Libia segue em passos largos, para no futuro estar entre as primeiras forcas do futsal mundial.
Ja merecia passar para a segunda fase neste Granp Prix, mas, em Campeonatos deste nivel nao se pode dar bobeira como a Libia deu e isso prejudicou o grande trabalho realizado, desde 3 anos atras. Um  trabalho de alto nivel realizado pelo Treinador Croata Mato Stanchovic e hoje esta nas maos do Espanhol Pablo Prieto que tambem esta realizando um otimo trabalho.
 
Na chave B nao temos surpresas, a Espanha favorita da competicao ao lado do Brasil goleou por duas vezes ( Qatar 13x0 e Romenia 7x1) teve apenas um jogo apertado contra los hermanos Argentinos, mas todos sabem que a Selecao da Argentina se destaca por sua forte marcacao, experiencia e habilidade, mesmo sem 6 atletas que jogam na europa, na noite de hoje a equipe da Argentina venceu facil o Qatar por 5x1 ja no primeiro tempo e carimbou a classificacao, enquanto a Espanha despachou a Romenia com uma goleada de 7x1.
O Qatar, treinou forte fez camp em Portugal e se preparou por 9 meses nas maos do treinador Portugues Francisco Batista para esta competicao, mas infelizmente, nao evoluiu taticamente o esperado e mesmo contando com tres passaportes no grupo Rodriguinho ( Brasil), Munir ( Egito ) e Amro ( Egito), sai da primeira fase da competicao com o segundo pior ataque e a pior defesa da competicao, marcando apenas 2 gols e sofrendo 22 gols contra.
Uma pena para os atletas que os conheco muito bem e que sao otimos jogadores, mas se nao planejar melhor a estrategia de jogo taticamente para competicoes como esta, a equipe sera presa facil para as equipes que nao sao tao mais fortes que o Qatar, pois a Argentina contou com a equipe B e a Romenia nao demonstrou evolucao nenhuma nesta competicao.
O Qatar enfrentou equipes como Romenia e Argentina que sao mais organizadas taticamente, somente isso, mas nao teve um melhor resultado contra as mesmas porque depende somente da parte individual de cada atleta ja contra Espanha demonstrava isso no jogo, basta ver que a Espanha marcou 6 gols roubando bolas bobas, principalmente do jogador Rodriguinho, que e muito explorado pelo seu treinador.
Basta ver que o segundo tempo do Qatar contra Argentina ficou em 0x0 e o primeiro tempo contra a Romenia ficou 1x1 porque todos os atletas jogaram e participaram por igual, mas quando a equipe cai na individualidade de seus estrangeiros com passaportes, se torna presa facil como foi contra Espanha, parabens para o goleiro Houssem que fez um grande campeonato ate agora e evitou muito mais gols contra sua defesa e consequentemente parabens para o seu treinador Brasileiro Sergio Banana.
O Qatar nao pode ter altos e baixos tao grandes em jogos de futsal como demonstrou a equipe ate o momento, mas creio que com o tempo, isso vai melhorar muito.
Na minha opiniao, nos dias de hoje, o Qatar conta a quarta forca da Asia, perdendo somente para o Ira, Japao e Thailandia, basta estudar melhor as possibilidades, se preparar melhor taticamente, que com certeza estara no proximo mundial de futsal, porque ja conta com atletas preparados para isso.
 
Na chave C, tambem nao tivemos surpresas, Holanda se apresentou muito fraca, um pais que ja esteve entre os melhores do mundo, esta hoje em decadencia.
Zambia conta com um futsal muito novo, comecou a pouquissimo tempo, para mim e a mais fraca equipe da competicao, tem o pior ataque com apenas um gol e so nao tem a pior defesa, sendo a do Qatar a pior, porque nao contou em seu grupo com o selecionado Espanhol, isso fez com que o Qatar seja o dono da pior defesa, porque jogou contra um adversario poderoso como os espanhois e nao se organizou na defesa o suficiente, assim levou a maior goleada da competicao ate o momento, 13x0.
Paraguay e Italia fizeram um grande jogo e ja eram favoritos, o que me deixa muito feliz e a volta do futsal guarany.
O Paraguay se nao tivesse estacado no futsal FIFUSA por anos e tivesse vindo para o futsal FIFA quando o Brasil e outros vieram em 1990, seria hoje com certeza uma das tres forcas mundiais juntamente com Brasil e Espanha, porque a Italia nao tem futsal para enfrentar o futsal do Paraguay, pois o Paraguay pratica a muitos anos o esporte e hoje ja demonstra que estara sempre entre os melhores do mundo, mas como e no Paraguay a sede da FIFUSA, eles perderam tempo preferindo estar nos mundiais daquela entidade.
 
Na chave D a surpresa para mim foi a Russia ter sido desclassificada, pois Portugal e Ira, com equipes renovadas e com idade media de 25 anos, desclassificaram a poderosa Russia, que hoje conta no grand prix com a maioria de atletas jovens, uma equipe considerada B, para preparacao do futuro do futsal Russo.
Pula segue jogando um futsal de altissimo nivel e a Selecao Russa tambem esteve desfalcada de atletas importantes como Cirilo e outros.
Portugal e Ira fizeram o dever de casa e passam a segunda fase com merecimento, um grupo que demonstrou muita organizacao tatica defensiva, resultados com pouca diferenca de gols, apenas a Guatemala levou goleadas dentro do grupo e demonstrou nao ter tambem evoluido apos o mundial de 2008, sendo que o futsal Guatemalteco, vinha acompanhando a mesma evolucao do futsal Libio, mas no Grand Prix nao demonstrou surpresa nenhuma, na pratica da modalidade.
Antes de comecar o Grand Prix, muitos diziam que o grupo da morte era o grupo B, mas, para mim, o grupo D foi o mais forte de todos e os jogos deste grupo, foram os melhores para assistir ate o momento, pois foram jogos de muita qualidade tecnica e tatica.
 
Divirtam-se com a segunda fase, a gente se encontra no final da segunda fase com mais comentarios do belissimo Grand Prix de Futsal do Brasil em Anapolis, pois com jogos sendo transmitidos diretamente online, no site da CBFS, podemos aprender a cada dia com a evolucao do futsal mundial.
Parabens a CBFS pela realizacao do evento e pelo apois da Prefeitura Municipal de Anapolis, porque isso e muito importante para nos do futsal do Brasil que perambulamos pelo mundo, trabalhando neste esporte.
Com certeza enriquece nossos conhecimentos e nosso futsal brasileiro ainda mais.
A transmissao ao vivo pelo site da CBFS, nos deixa com a certeza que apos o Grand Prix de Futsal do Brasil, nosso conhecimento, estara ainda mais aperfeicoado.

TABELA SEGUNDA FASE DA COMPETICAO
 
Quinta 21.10 » Newton de Faria (Anápolis-GO)


DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 1º A 8º LUGARES

H 25 14:00 Ira 01 x 00  Argentina

DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 1º A 8º LUGARES

F 27 16:00 Spain 03 x 01 Portugal

DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 1º A 8º LUGARES

E 28 18:00 Brazil 06 x 01 Italy

DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 1º A 8º LUGARES

G 26 20:00 Paraguay 07 x 02 Czech Republic



Grupo Jogo Horário Quinta 21.07 » UniEvangélica (Anápolis-GO)

DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 9º A 16º LUGAR

I 29 14:00 Libya 01 x 00 Zambia


DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 9º A 16º LUGAR

J 30 16:00 Romania 02 x 03 Guatemala


DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 9º A 16º LUGAR

K 31 18:00 Nederlands 02 x 04 Costa Rica


DEFINIÇÃO DE CONFRONTOS PARA DECISÃO DE 9º A 16º LUGAR

L 32 20:00 Russia 09 x 02 Qatar

Decisao do Quinto ao Oitavo lugares da competicao

Italia 04 x 02 Republica Checa

Portugal 02 x 01 Argentina

22/10/2010

SEMI FINAIS Disputa do primeiro ao Quarto Lugares

Espanha 06 x 04 Iran

Brasil 05 x 03 Paraguay

SEMI FINAIS para decisao do Decimo Terceiro ao Decimo Sexto Lugares

Zambia 02 x 08 Holanda

Romenia 04 x 01 Qatar

SEMI FINAL Decisao do Nono ao Decimo Segundo Lugares

Libia 05 x 02 Costa Rica

Guatemala 04 x 07 Russia

     

Nenhum comentário: