sábado, 9 de outubro de 2010

ESCLARECIMENTO: Agradeco a lembranca. Mas esta nova equipe e o novo projeto do futsal Qatari, nao tem nada a ver comigo...

ESCLARECIMENTO:

Ver link:

http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/vernoticia.php?id=7645

Agradeco a lembranca do meu nome, pela Assessoria de Imprensa da CBFS, na materia do dia 07/10, no website da instituicao. Sei que vou ser lembrado na midia Brasileira durante o Grand Prix, quando se tratar de falar do futsal Qatari,  mas gostaria de dizer que a Selecao do Qatar, foi 80% renovada apos minha saida. Hoje nao existem os atletas que estavam sendo preparados a mais de dois anos por mim.
O projeto mudou totalmente e a meu ver isso causa uma grande instabilidade para as apresentacoes da equipe, no Grand Prix 2010.

Acredito que sejam necessarios no minimo 5 anos de andamento de um projeto, para uma equipe comecar a colher resultados solidos e passar a figurar no meio de equipes medianas do cenario internacional do futsal; basta ver o Japao, que foi comandado por Sergio Sapo durante 6 anos e a China sob o comando do Guilherme Farinha ja ha 5 ou 6 anos, se nao me engano.
O Qatar nao deu continuidade ao que estava sendo feito, infelizmente, mas isso e normal hoje em dia para  quem pensa em vencer a todo custo ou acredita em milagres.

A selecao que vai se apresentar no Grand Prix é completamente diferente daquela que foi iniciada ha 3 anos atras. Hoje em dia a equipe conta com tres atletas Internacionais, com passaportes Qataris, que podem fazer a diferenca.
O pedido de passaportes para estes atletas foi encaminhado ao Comitte Olimpico do Qatar por mim e pelo ex manager do futsal nacional Qatari, Mr. Ali Al Mannai. Infelizmente nao puderam atuar  e so agora vao poder defender a equipe, ajudando muito, pois sao grandes atletas. Uma semente plantada por mim ha dois anos atras que podera florescer agora.

Dos atletas Qataris que fazem parte deste novo grupo, apenas 4 atletas sao remanescentes do meu grupo que jogou em outubro de 2009 as eliminatorias para a ultima edicao da Copa da Asia.
Na minha opiniao foi uma renovacao exagerada e por isso acredito que sera muito dificil uma boa apresentacao no Brasil.
Como diz no texto abaixo, acho que o Grand Prix servira para dar experiencia ao novo grupo,
mas acho tambem, que uma competicao como o Grand Prix, nao e para dar experiencia a ninguem afinal
é a segunda maior competicao de futsal do mundo, e para ir ao Brasil e jogar de igual para igual com equipes como Romenia e Argentina, penso que sera possivel, devido as conquistas internas quanto aos passaportes e ao tempo de preparacao feito com a equipe pelo novo treinador.

Os atletas merecem um bom resultado e o pais tambem, pelo investimento grande que se faz no futsal atual.
O Qatar se preparou por mais de 9 meses com o novo treinador nacional e sua comissao tecnica, fazendo treinamentos em Portugal por mais de 20 dias no mes passado e por 9 meses se prepara em Doha/ Capital do Qatar.

O Qatar tem sim que ir ao Brasil para competir e buscar resultados, pois esta nova equipe ja esta sendo preparada pelo novo treinador desde janeiro de 2010, tendo bastante tempo de treinamento, para nesta competicao fazer otimas apresentacoes e ainda mais contando com tres passaportes na equipe como é o caso de Monir, Rodriguinho e Amro, que ajudarao muito ao novo treinador, pois nao tivemos este reforco no passado.

Retiro qualquer responsabilidade minha quanto aos resultados desta nova equipe, pois enquanto estive no Qatar o pais deu um salto do 28 lugar no Ranking da Asia para o 19 lugar, em dois anos, tenho tudo isso documentado comigo e acho que dei um otimo comeco as atividades do futsal local, fazendo meu maximo como treinador de futsal e principalmente como colaborador para o crescimento da modalidade no pais.

Agradeco ao Qatar pela oportunidade no passado, hoje trabalho no Kuwait como todos sabem, torco pelos atletas que la estao, mas reafirmo que esta Selecao poderia estar melhor do que esta em valores individuais. Infelizmente muitos trabalham, outros nao podem viajar e isso é problema antigo no futsal do pais.
Uma pena tambem que os melhores atletas estao de fora, por uma questao particular de cada um deles.

Mas como o novo treinador Francisco Batista e um Professor de Futsal, pois no Qatar ele forma os treinadores locais ministrando cursos de futsal de alto nivel, penso que ele tenha preparado muito bem esta equipe tacticamente por mais de 9 meses, para esta primeira competicao em sua gestao, juntamente com seus staffs Luis Barros (Assistente Tecnico e Preparador Fisico) e o excelente Treinador de Goleiros (Sergio Banana) que a cada dia muda as atuacoes de arqueiros que treinam forte com ele e isso faz a diferenca no Qatar. Uma pena que o principal goleiro, Badi. nao esta nesta delegacao, pois o atleta nao quis participar deste evento e nao quer mais estar na Selecao atual.

Eu acredito como todos, que o Qatar com este novo modelo de Futsal Nacional e ainda com 3 otimos atletas com passaportes reforcando a equipe, tera sim que buscar os resultados positivos.
Tempo e apoio do novo Presidente da Federacao, esta equipe teve de sobra, investimento e suporte no Qatar nao faltam, pois trabalhei la e sei que a estrutura e maravilhosa.

Muita gente no Qatar nao vai mais aceitar esta historia de ganhar experiencia, pois o pais ja conseguiu o segundo lugar na Asia  AFC de Clubes, que foi o Al Sadd em 2009, perdendo apenas para uma equipe Iraniana na final, alias um belo trabalho do treinador Brasileiro Fabiano Ribeiro, que ja contou com 3 passaportes no clube para esta competicao.

Fabiano Ribeiro e um treinador proveniente do Brasil e para ser mais exato do Rio de Janeiro, ele ajudou muito na construcao da base desta nova equipe nacional, e muito amigo de Francisco Batista e Luis Barros (Assistente Tecnico da Selecao e Preparador Fisico da Selecao).
Tambem pelos atletas cedidos a Selecao, pois os atletas internacionais que receberam o passaporte e que ai estao com o treinador Francisco Batista na Selecao Qatari de Futsal, sao provenientes do Al Sadd, equipe no qual Fabiano Ribeiro é o treinador. Isso deixa claro que a base da equipe da Selecao Nacional de Futsal Qatari é forte para tentar surpreender no Grand Prix 2010, isso claro se for bem aproveitada esta chance, com estrategias tacticas para ajudar os atletas e nao so contar com o individualismo de cada um.

O Qatar esta pronto para obter um grande resultado no Grand Prix, pois uma vitoria no grupo contra a Romenia ou Argentina ja bastaria para ajudar o futsal Qatari, frente ao cenario mundial do futsal e tambem seria uma otima resposta ao pais que tanto investe neste novo modelo implantado pelo Head Coach Franscisco Batista e seu Assistente Luis Barros.

E A HORA DO FUTSAL QATARI APARECER, porque tudo foi feito com muita preparacao e suporte pela Federacao e Comitte Olimpico do Pais, basta ver a chegada de 3 passaportes na equipe para esta competicao, isso fara muita diferenca.

Tenho participacao no comeco do Futsal Nacional Qatari, na formaçao da Liga Nacional de Clubes e na formacao da equipe em duas eliminatorias da Copa da Asia.
No que diz respeito a nova equipe, ao novo projeto, eu retiro totalmente minha responsabilidade, tanto em  resultados positivos, como resultados negativos, pois é um trabalho novo, e pertence somente ao novo treinador, stafss e seus chefes de equipe.

MUITO OBRIGADO AO QATAR E BOA SORTE.


07-10-2010 .: 6º Grand Prix


Catar espera evoluir com participação no Grand Prix Divulgação

Catarenses querem aprender no Grand Prix

A Seleção do Catar será uma das novidades no VI Grand Prix de Futsal, que será realizado em Anápolis (GO) entre os dias 17 e 24 de outubro. Será a primeira vez que o time asiático disputará a competição e a expectativa é adquirir mais conhecimento para desenvolver o esporte no país.

O Catar é comandado desde o início do ano pelo técnico português Francisco Batista, que levou Guiné-Bissau ao quarto lugar nos Jogos da Lusofonia de 2009. O comandante luso substituiu o brasileiro Rúbio Guerra, que comandou a seleção durante mais de dois anos e iniciou o trabalho de desenvolvimento do futsal catarense.

Agora, a missão de Francisco Barbosa é dar continuidade ao trabalho do brasileiro. Por isso, disputar o Grand é uma boa oportunidade para que ele avalie as condições do time ao enfrentar equipes do primeiro escalão do futsal mundial. "12 jogadores farão a estréia internacional no Grand Prix. Nossa média de idade é de apenas 22 anos", contou Francisco em entrevista por email.

Nesse sentido, o sorteio das chaves do Grand Prix sorriu para o Catar. A equipe caiu no grupo B da competição, ao lado de Espanha, Argentina e Romênia. Logo na estréia, os catarenses terão pela frente um gigante do salonismo. No domingo (17/10), às 12 horas, no ginásio Newton de Faria, os asiáticos duelarão contra os espanhóis, bicampeões mundiais e pentacampeões europeus.

Na seqüência, o Catar enfrentará a Romênia, em partida que será realizada na segunda-feira (18/10), às 20 horas, no ginásio da Unievangélica. Por fim, na terça-feira (19/10), os catarenses encerram a participação na primeira fase contra a Argentina, às 14 horas.

Confira a lista de convocados do Catar

Saleem Khalifa (Al Gharafa)
Salman Essa (Al Wakrah)
Saad Bilal (Al Rayan)
Hadi Jaber (Al Khor)
Ahmad Raja (Al Rayyan)
Ahmed Baloshi (Al Arabi)
Rashid Yousuf (Catar Club)
Essa Mufth (Al Wakrah)
Abdullah Baloshi (Al Rayyan)
Rodrigo Xavier (Al Saad)
Amro Abdelaal (Al Saad)
Abdul Rahman Abdullah (Al Wakrah)
(GK) Jaber Salam (Catar SC)
(GK) Hussain Khalid (Al Rayyan)
Mansoor Al Shamari (Al Gharafa)
Mounir (AL Rhayyan)

Nenhum comentário: